domingo, 27 de janeiro de 2013

Linhares, a freguesia de Coura com 198 habitantes que oferece cuidados médicos, porcos, sementes e lenha aos seus habitantes


No alto Minho, mais propriamente no concelho de Paredes de Coura, existe uma freguesia com 198 habitantes onde o empreendedorismo e a cooperação são palavras-chave. 

A JF de Linhares (presidida por Amândio Pinto, Enfermeiro de profissão) oferecerá, este ano, cerca um suíno a cada uma das 80 casas da pequena terra, assim como 3600 kg de sementes. Com uma única condição: quem beneficiar destes bens deve comprometer-se também a semear um campo de milho, incentivando assim o desenvolvimento geral da região. A Junta disponibiliza também um tractor e um semeador pneumáticos comunitários para fazer as plantações, assim como outra maquinaria agrícola que seja necessária.

A JF gasta anualmente 12 mil euros nestes incentivos, na sua maioria assegurados pelo maior rendimento da instituição: o aluguer dos campos baldios.

Além dos bens doados, muito mais é feito por quem governa a pacata Linhares: são oferecidos cerca de 110 kg de lenha a todos os seus idosos e durante um sábado por mês a JF funciona como gabinete médico, proporcionando aos habitantes consultas gratuitas. Na educação, também se procura melhorar as condições dos jovens da aldeia: duas vezes por mês, na mesma sede e durante quatro horas/aluno, a junta cede-lhes explicações de Português e Matemática, além de adquirir para os mesmos material escolar.

Um bem haja às pessoas com visão, humanidade e, acima de tudo, força de vontade, que estão à frente do destino das nossas instituições.

Mais info @ Publico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário