segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo, Happy New Year, Bonne Année, Bom Ano Nuevo!


2012 foi, realmente, para uma boa parte da humanidade, quase apocalíptico. Desde as cheias no Brasil aos conflitos no norte de África; dos massacres nos USA aos PIGS, e consequente crescimento da palavra "crise" na Europa.
Falando do nosso cantinho à beira-mar plantado, do nosso grande Portugal, tivemos um ano em que o termo "troika" foi o mais utilizado nos noticiários e em que a classe média-baixa sofreu os mais duros ataques. Passámos por um ano agressivo, de depressão. Ano agressivo esse que também fez com que as pessoas se mexessem mais, saíssem do sofá, finalmente se manifestassem, e fizessem por "criar" mais. Sofremos uma desilusão nas meias-finais do Euro?! Em Setembro, a nossa delegação olímpica fez por ter uma das melhores performances de sempre em JO. Os cortes nos fundos para a Cultura foram enormes?! Tivemos um ano fantástico em termos cinematográficos e literários e fomos a "Meca" dos Festivais de Música na Europa.
Acreditemos, então, no nosso belo ditado "depois da tempestade vem a Bonança". Acreditemos então, primeiramente nas esperançosas palavras do Passos Coelho, em vez dos depressivos discursos do Vítor Gaspar.
E, acima de tudo, acreditemos e pratiquemos aquilo que ninguém nos pode cortar ou taxar: a amizade, o amor pelo próximo, e a boa disposição. 
E em 2013, como disse um dia um dos grandes portugueses, 

"Façam o favor de ser felizes".

Sem comentários:

Enviar um comentário