segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo, Happy New Year, Bonne Année, Bom Ano Nuevo!


2012 foi, realmente, para uma boa parte da humanidade, quase apocalíptico. Desde as cheias no Brasil aos conflitos no norte de África; dos massacres nos USA aos PIGS, e consequente crescimento da palavra "crise" na Europa.
Falando do nosso cantinho à beira-mar plantado, do nosso grande Portugal, tivemos um ano em que o termo "troika" foi o mais utilizado nos noticiários e em que a classe média-baixa sofreu os mais duros ataques. Passámos por um ano agressivo, de depressão. Ano agressivo esse que também fez com que as pessoas se mexessem mais, saíssem do sofá, finalmente se manifestassem, e fizessem por "criar" mais. Sofremos uma desilusão nas meias-finais do Euro?! Em Setembro, a nossa delegação olímpica fez por ter uma das melhores performances de sempre em JO. Os cortes nos fundos para a Cultura foram enormes?! Tivemos um ano fantástico em termos cinematográficos e literários e fomos a "Meca" dos Festivais de Música na Europa.
Acreditemos, então, no nosso belo ditado "depois da tempestade vem a Bonança". Acreditemos então, primeiramente nas esperançosas palavras do Passos Coelho, em vez dos depressivos discursos do Vítor Gaspar.
E, acima de tudo, acreditemos e pratiquemos aquilo que ninguém nos pode cortar ou taxar: a amizade, o amor pelo próximo, e a boa disposição. 
E em 2013, como disse um dia um dos grandes portugueses, 

"Façam o favor de ser felizes".

sábado, 29 de dezembro de 2012

Mandela teve alta hospitalar



"O ex-presidente sul-africanto, Nelson Mandela, teve alta do hospital onde se encontrava há mais de duas semanas na sequência de uma infecção respiratória, anunciou fonte da presidência da África do Sul"

Long live Madiba! :)

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2012/12/26/ex-presidente-sul-africano-nelson-mandela-teve-alta-do-hospital

A história da menina orfã que se tornou rainha no Xadrez vai dar filme na disney



"Phiona Mutesi é o expoente dos que nunca são favoritos. Ser-se se africano é estar em desvantagem no mundo. Ser-se do Uganda é estar em desvantagem em África. Ser-se de Katwe é estar em desvantagem no Uganda. E ser-se mulher é estar em desvantagem em Katwe".

Nunca tenham medo de sonhar.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Christmas lights.




"Down when the sea and city meet
May all your problems soon be gone
Oh Christmas Lights, keep shining on"

Buon giorno principessa!



A vida é um presente que nos é dado sem termos pedido. Contudo, sempre ouvi dizer que é má educação recusar presentes. Aceitemos então este, de bom grado, sem sorrisos amarelos. Aceitemo-lo e usemo-lo até ficar completamente desgastado. E, acima de tudo, partilhemo-lo com todos.

É nesse sentido que surge este blog. Se gostas do que vês no telejornal da SIC, se passas a vida a apontar o dedo, se te assustas com o calendário Maia, se a palavra "Troika" é a que mais tens presente na cabeça neste momento... não, ele não é para ti.

Como disse, a vida é um presente. Aproveitemo-lo ao máximo então. Porque afinal nunca fomos perseguidos pela inquisição nem atravessámos nenhuma grande guerra; porque nascemos numa época que nos permite, facilmente e na larga maioria dos casos, o acesso a coisas tão interessantes como a Internet, a arte, o desporto; porque nunca tivemos nenhuma espécie de "Primavera" e porque em Portugal e na maioria dos países europeus que tão deprimidos estão com a crise, nunca tivemos de snifar cola para iludir a fome; porque nunca passámos por nenhum holocausto... Porque, no final de contas, "La Vita è Bella"! :)