terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sociedade - M. Luther King faria hoje 84 anos


Um dos maiores homens que este planeta já viu nascer faria hoje 84 anos. Martin Luther King, um Pastor Baptista tantas vezes celebrado pela frase "I have a dream!", liderou uma luta contra a diferença de igualdade racial, luta essa que começou quando uma mulher da sua paróquia de origem negra se recusou a ceder um lugar num autocarro a uma mulher de raça branca, tendo sido foi por isso presa.
Depois deste episódio, a comunidade negra dos EUA, com a solidariedade de cidadãos de raça branca que se reviam na causa, começou com um boicote aos transportes públicos norte-americanos, que só terminou cerca de um ano depois quando a lei que condenou Miss Rosa Parks foi anulada.

Foi, até à sua morte, um activista político que se revia nas ideias Mahatma Gandhi, sobre a possibilidade de se fazerem manifestações civis sem recorrer à violência. Seguiu toda a sua carreira segundo esse ideal, que teve como ponto máximo uma manifestação em Washington DC, na qual participaram cerca de 200 mil pessoas, e onde proferiu o seu mais famoso discurso. Organizou ainda várias marchas a favor do direito dos negros ao voto, do fim segregação e da discriminação racial no trabalho, entre outros. Foi também a pessoa mais jovem a receber o prémio Nobel da Paz, aos 35 anos, a 14 de Outubro de 1964.

Odiado por muitos segregacionistas do Sul, foi assassinado a 4 de Abril de 1968, momentos antes de uma nova manifestação que estava a organizar, num hotel de Memphis. Em 1986 foi estabelecido um feriado nacional em sua honra, chamado de "Dia de Martin Luther King", feriado este que foi cumprido em 1993 e daí em diante por todos os estados dos EUA.

Um viva aos grandes homens deste mundo. Que descanse em paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário